O Início

Já há um bom tempo que eu venho ensaiando para dar o primeiro passo e começar a relatar minhas experiências com investimentos e negócios. Costumo acompanhar a galera da "finansfera" e acho muito legal, mas sempre tive muita vergonha em expor minhas idéias na internet, não sei porque! Talvez este medo de ser julgado ou o ego e ter os pensamentos contrariados? Não sei ao certo!

Pois bem, ora de colocar um basta, não?! Quero que este espaço sirva, não apenas para compartilhar as experiências, mas para ajudar meu EU do futuro a entender as decisões e analisar os rumos tomados, melhorar o controle dos investimentos, melhorar a escrita e o pensamento crítico!

O compromisso é um post mensal com um snapshot e update dos investimentos, similar ao postado logo abaixo. Mas ao longo do mês pode ser que saia mais alguns posts aleatórios sobre assuntos diversos! 😆

Antes de começar, algumas palavras sobre mim:

Tem alguns anos que comecei a me interessar por investimentos e economia. Não tenho muita experiência, mas sempre li muito e estudei bastante. Desde o ano passado que comecei a colocar em prática e investir o suado dinheiro!

Bom, agora chega de papo furado e vamos ao que interessa! Vou mostrar um pouco dos investimentos, meu controle ainda é bem superficial, ao longo das próximas semanas prometo que estruturarei melhor. 😬

Status quo


Atualmente o patrimônio está separado em 4 categorias:

  • Negócios: Empresas privadas, sem capital aberto, que tenho alguma participação societária e que me pagam mensalmente, seja juros sobre capital, ou pagamento de lucro, etc.
  • Imóveis: Bens imóveis (Casas, apartamentos, lojas, salão, etc)
  • Investimentos (BR): Patrimônio alocado na bolsa brasileira (Ações, fundos, fundos imobiliários, etc)
  • Investimentos (Exterior): Patrimônio alocado em bolsa no exterior
  • Caixa oportunidade: Dinheiro líquido pronto para ser alocado

Grande parte do patrimônio hoje, está alocado em negócios, imóveis e curiosamente caixa! Mas calma, tudo tem uma explicação razoavelmente boa! 😂

Acredito que Negócios é a melhor maneira de "fazer dinheiro", e sempre que posso, invisto ou aporto em algo que acredito. De diversas maneiras recebo o capital de volta com pagamento de juros, dividendos, divisão de lucros, ou em uma venda futura. Já no quesito bolsa, pelo menos pra mim, tem um tempo que está "cara" e já há alguns meses que venho apenas fazendo caixa, sem colocar nada lá pelas bandas da B3. Uma parte do Caixa foi utilizada para a compra de um apartamento, com o intuito de diversificar um pouco mais e também começar a explorar este ramo imobiliário, pretendo expandir ainda mais, quem sabe através de leilões.

Rentabilidade do Portfólio atual

Dada a situação da bolsa em Março e Abril de 2020, cair "apenas" -3.59% foi até que bom.

A rentabilidade da carteira está super positiva, muito pelo otimismo que ronda a bolsa nos últimos meses, logo, pés no chão!

Rentabilidade Carteira
Eu acredito que faz mais sentido olhar para a carteira separadamente, pois ações ao grosso modo interessam mais a rentabilidade do papel e quanto aos fundos imobiliários eu quero mais é ver se pelo menos estão acompanhando o IFIX ou não perdendo muito valor de mercado. Num português mais claro, mantendo praticamente na mesma já está legal, pois o foco é mais nos dividendos. (Faz sentido? 😬)

Fazendo o split entre a rentabilidade das ações e Fiis, conseguimos visualizar que os papéis de Fundos imobiliários no momento estão abaixo do IFIX (índice de fundos imobiliários), puxando a média do portfólio como um todo pra baixo em quase 9%, mas as ações estão ainda melhor! Um detalhe importante, é que a carteira de FIIs começou a ser formada apenas em Nov/20.

Carteira Ações vs Ibov

Carteira Fiis vs IFIX

Dividendos
 E os dividendos ó, bem pequeneninhos ....

Por hora, e para manter a simplicidade, considerarei apenas os dividendos em bolsa brasileira. Assim que estruturar melhor minhas planilhas, calcularei os dividendos recebidos no exterior também.

Para facilitar, vou colocando os anos anteriores com o valor somado e o ano atual mês-a-mês.

Recebidos:

  • 2020: R$ 388.54
  • Jan/21: R$ 51.51
  • Fev/21: R$ 21.91

Futuro

Tem muita coisa para acontecer este ano, estou super positivo! Acredito que consigo fechar o ano com pelo menos R$ 750k - R$ 800k. Alguns eventos podem ajudar a alavancar ainda mais o capital, mas temos que manter os pés no chão, né?

Como conseguimos ver no gráfico da carteira, preciso melhorar a distribuição e diminuir um pouco a concentração em Negócios, Caixa e Imóveis. Logo a estratégia para os próximos meses, eu diria até para 2021, é rebalancear a carteira e focar os aportes para deixar a distribuição da seguinte maneira:

  • 25% Negócios
  • 15% Caixa
  • 20% Imóveis
  • 20% Investimentos Exterior
  • 20% Investimentos Brasil

Para 2022 eu gostaria de estar mais exposto ao mercado no exterior, tendo pelo menos 50% alocados lá fora.

Vamos ver o que o futuro nos reserva! Mas diz aí, e você, quais os seus planos para 2021?

Grande abraço!

Comentários

  1. Fala Cognosceree(Legal teu nome, logo, vamos aprender, saber, conhecer sempre!)

    Bela postagem, continue hein, estarei acompanhando!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário One!
    Estamos sempre aprendendo e buscando conhecimento, a roda não pode parar :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário